4 de outubro de 2010

FUGIR DA MÍDIA



Eleições. Dilma e Serra no segundo turno. Tiririca ganhou um milhão de votos. Carpegiani é o novo técnico do São Paulo. Pioneiro dos bebês de proveta ganha prêmio Nobel. Saiu na mídia, tá todo mundo comentando. Parece que os meios de comunicação tem ditado o assunto que preenche a cabeça das pessoas. Se você ainda não percebeu isso, faça a prova. Vá até um bar e sente-se despretensiosamente ao lado daquela mesa cheia de caras de terno, já sem gravatas, com entre 5 e 8 copos de chopp vazios em cima da mesa. São dessas mesas que sempre saem as conversas mais variadas. Salvo os comentários sobre pessoas conhecidas só deles, quantos são os assuntos que saem ali que não estão nos jornais hoje?
A rapidez das notícias é outra coisa que me espanta. Se eu começar uma conversa falando do caso do goleiro Bruno, ela vai se limitar a pequenos comentários. O assunto já está ultrapassado. Se eu for falar da gripe suína então... Muitos nem lembram quando aconteceu.
11 de Setembro virou acontecimento histórico. Fala-se disso apontando fatos e números, situando-o numa linha do tempo, detalhado com causas e efeitos. Como a Revolução Francesa ou a Guerra da Manchúria. Quem fala do passado é professor de história, mas falar de Tiririca é in.
Em 2008 fiz uma viagem pra Europa. Foi bem na época do caso da Eloá (lembra?). Quando eu voltei, CLARO que não sabia de nada, ainda não conhecia as maravilhas de acessar o mundo pelo iPhone. Fiquei espantada com as pessoas, parecia que só havia isso acontecendo no mundo. Não conseguia firmar uma conversa com alguém que não fosse sobre Lindemberg e as adolescentes. Todos os papos caíam pra esse lado, e eu querendo falar das paraolimpíadas (de Benjing, lembra?) não tinha deixa nenhuma. Sem falar do fato de todo mundo me olhar como um E.T. por não saber os zilhões de detalhes da história dos três lá.
O ser humano pensa em tantas coisas, tanta coisa que não aparece na televisão, tanta coisa que nos faz seres pensantes... Como podemos esquecer delas ou achar que, só porque não são anúncios do Jornal Nacional, não valem o nosso tempo?
Dê atenção às tuas ideias. Que provêm de ti, da tua vida, do teu tempo ocioso. Curta aquilo que pensas.

5 comentários:

Mariana Mauro disse...

Dê atenção aos seus devaneios, porque eles são extremamente importantes!! Haha! Mille, amei o blog! Não sabia que você estava preparando essa surpresa haha... Vai ser ótimo conhecer a Mille escritora.
I'm Following you! Aliás, a 1°!!
Beijos!

Camille Dornelles disse...

hahaha e como primeira a comentar vai ganhar um chocolate! :) Pois é meniina, bateu a necessidade, sabe? Vamo ver no que dá.
Beijaao minha escritora e primeira seguidora! xD

Anônimo disse...

Demais demais demais! Algo super pessoal, único e diferenciado.
A questão das mídias influenciarem na temática social hoje em dia tá mais que comprovado. Apesar de que isso varia de camadas culturais e sociais.

Geralmente a "elite" comenta assuntos mais "intelectualóides", notícias de lugares distantes, economia, política....

Enquanto que a "ralé" prefere falar de quem traiu quem na novela das 8, quem vai pro paredão de "BBB", quem vai cantar no Raul Gil....

Mas de qualquer forma, essas temáticas vêm graças a mídia em si, que "quase" dita tudo que deve ser falado...

Beijão e parabéns =]

Bruno Trivelato (À Lá Copolla) disse...

Incrível o que a tecnologia é capaz de fazer! Principalemnte se tratando da mídia! Sempre tenta passar fatos reais e históricos más ao mesmo tempo tenta nos iludir de uma maneira mais discreta, de aumentar mais, de esconder principalmente, enfim... O caso do Tiririca me chocou bastante porque o grande culpado de "Os Burros" votarem nele é: falta de conhecimento. A mídia deveria mostrar e tirar dúvidas do que esconder e ajudar os corrúptos.

Pro outro lado a mídia nos ajuda a desvendar os mistérios do passado e do futuro. A mídia também influencia na rapidez da tecnologia. Não sei acontece só comigo más quando penso em comprar um celular por ex. ao sair da loja vejo uma nova geração contendo novo estilo, design, facilidade e mais programas para ficar mais indignado com essa zica, kkkk.

Beijããão minha linda!

Camille Dornelles disse...

A melhor coisa de fazer um blog é ver as pessoas ponderando sobre isso depois =D
Continuem mandando comentários geeente!
Nick, feedback lembra? Teoria da Comunicação
=D

Beeeijão

Postar um comentário