7 de outubro de 2010

140 CARACTERES



Quando o twitter nasceu, lá por fevereiro do ano passado, fiz uma conta. Era um saco. Ninguém tinha twitter, quem tinha não sabia pra que servia, e quem não dizia que não sabia ficava twittando inutilidades a cada meio minuto. Revoltei-me, exclui e deixei aquilo pra lá. Pra que ter aquele negócio, afinal?

Foi num almoço na casa de um amigo (@pretoiasp ) que decidi que daria uma segunda chance pra aquilo. Segundo o IBOPE, o twitter cresceu 96,8% em março deste ano, bem na época em que refiz o meu.

Bom, quem me segue (@MilleDornelles) percebe que minha inimizade com o twitter passou, mas o fato de escrever míseros 140 caracteres ou menos ainda é demais pra mim. Sério, como se escreve algo em 140 caracteres? Algo com importância, com substância... Quem tem acompanhado esse blog percebe que eu gosto de desenvolver ideias, e quem me conhece sabe o quanto eu gosto de conversar. Não, não dá pra desenvolver uma ideia em 140 caracteres, foi o que sempre pensei.

Pra driblar isso, os twitteiros desenvolveram algumas técnicas: tem gente que só twitta indiretas, tem gente que só twitta coisa inútil, tem gente que não twitta nada. E tem gente que coloca hashtag em todas as palavras que escreve.

O twitter é uma grande feira livre, mas lá você escuta quem você quer.

O arroba e o octothorpe (jogo-da-velha) ganharam novos significados. Tudo mudou de sentido. Estar nos TTs é estar famoso. Contar uma boa piada no twitter é ser eternizado como WebStar e concorrer ao VMB. Por outro lado, ter menos de um zilhão de seguidores é ser condenado ao anonimato, e não ter nenhum Retweet é sua pena de morte.

O twitter tem modificado as conversas, as pessoas. Lembrando das aulas de Teoria da Comunicação, o filósofo e educador canadense Marshall McLuhan já dizia que a sociedade se modifica dependendo da mídia que utiliza. Estamos mais impacientes, queremos ler pouco e entender muito, conversas pontuadas e informações em forma de manchete.

Claro que o twitter tem suas muitas vantagens, são elas que ainda me mantêm lá. Não é a toa que Jack Dorsey (@Jack) já faturou 55 milhões de dólares. Informação em tempo real é algo sempre bom. Sentir-se mais próximo de seus ídolos e de gente que você admira, conversar com amigos que moram longe, ou nem tanto. Fora que eu me divirto muito com os tweets de #epicfail das pessoas =)

3 comentários:

Mariana Mauro disse...

Haha! Depois vem você falar pra Mary parar de estudar... Muito intelectual esse post! Tio Mc deve ter ficado feliz com a citação. No início também achava o twitter sem finalidade. Escrever algo "legítimo" (haha) em 140 caracteres é, realmente, uma árdua tarefa. Mas depois, a verdadeira face do tweetbird apareceu e como você mesmo disse a gente escuta quem quer...
Beijos Dornelles!

Alejandro Ninahuaman disse...

Já que a Camille pediu... fou RT meu twitt neste comentário:

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento; Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

"Jesus resumiu a Lei de Deus em menos de 140 caracteres!!! Mateus 22:37 e 39"

"Viu como é possível ser profundo em tão pouco! :p"

O blog tá muito legal! Abração! E quando puder passa lá no meu! www.jovensporcristo.com

Camille Dornelles disse...

haha Valeeeu Alejandro! =D
Já fui fuçar o seu, tá muito boom!!
Adorei os posts, mas principalmente os títulos!
Pessoal que ver esse comentário: VISITEM
WWW.JOVENSPORCRISTO.COM
Tá faltando blog desse tipo.

Beeeijão

Postar um comentário