17 de agosto de 2011

1 ANO DE RIO DE JANEIRO




Quando as crianças completam um ano de idade, as mães fazem uma enorme festa, convidam todas as pessoas que conhecem, todos os parentes e procuram durante meses pelo melhor buffet e salão. Vestem seus filhinhos com a melhor roupa que eles têm e tiram milhões de fotos para a eternidade. 
É um momento histórico, sagrado, momento de festa e celebração, e é assim que me sinto hoje.
Ontem completei um ano morando sozinha no Rio de Janeiro.

Há exatamente um ano eu estava deitando em uma poltrona-cama improvisada dentro de um cubículo de 12 m² na Tijuca. Com muitos sonhos na cabeça e muitos planos traçados numa folha de caderno novo em cima da mini mesa da cozinha. Mal sabia o que iria passar durante um ano, mal sabia eu o que me esperava, o que a vida me guardava.
Já realizei muitas coisas das que quis, já passei por muitos bons e alguns maus momentos, vivi muito mais do que eu imaginei que viveria, e sei que não cheguei nem na metade !
Nesse um ano que estou aqui muitas pessoas me ajudaram, e acho que esse é o momento propício para agradecê-las.
Não poderia começar por ninguém senão eles: Carlos Dornelles e Júnia Santos. Mãe, pai, vocês sempre me apoiaram em tudo o que eu me meti a fazer, me deram força mesmo quando ela faltava a mim e a vocês. Deixaram a preocupação e a saudade de lado para me apoiarem nessa minha ideia louca e me ajudaram a seguir meus sonhos. VOCÊS SÃO TUDO NA MINHA VIDA! EU OS AMO DEMAIS!

Deus, acima de tudo e de todos, que sempre guia meus caminhos, me faz sentir de um jeito que nem pessoas nem lugares conseguem, me traz o sentido para tudo o que eu vivo. É quem eu sei que me protege e que me matém, porque viver sozinha numa cidade assim tão grande não é algo que eu tenho capacidade sozinha pra fazer.

Meus amigos, que me ajudam sempre que preciso, Mariana Mauro, que foi a primeira que me deu apoio e amizade. Você pode nem saber, mas acho que sem sua amizade naquele primeiro momento eu não aguentaria o peso do novo. Lucas Millecco, que já me acompanhou em tantas saídas, tantas conversas, tantas aulas boas e chatas. Sem você e sem Nathália Machado eu tenho certeza que não teria crescido tanto quanto cresci. Nossas conversas, assim como tudo o que eu vi e vivi aqui, abriram minha mente e me ajudaram a entender muito do que não entendi durante 20 anos de vida.
Toda a turma da EC9, que desde que éramos EC3 se tornou uma coisa só pra mim, com muito ou pouco contato, cada pessoa ali entrou na história da minha vida pra ficar. Com elas me identifico. Com elas batalhei no vestibular, junto com o grito de vitória delas eu também gritei o meu: PASSEIIIIIIIII ! Passamos por muitos momentos juntos!

A família, e aqui leia-se Wanderly Dornelles e Rossana Martinez, por todo o apoio que me deram até agora, me ajudando em vários momentos onde só eles poderiam me ajudar, cada almoço, cada hospedada, cada carona, cada companhia... Muito obrigada por tudo o que vocês fizeram por mim até hoje. Vocês sabem que foram um dos principais motivos pelos quais meus pais me deixaram vir morar no Rio e pelos quais eu me dispus a me mudar pra cá. Por menor que seja, a presença da família ainda fala muito mais alto do que a de amigos e pessoas chegadas.

Quero, preciso, agradecer à Cidade. Sim, ao Rio! Ele é quem me faz sorrir todos os dias, é a sua beleza que eleva meu espírito, é a sua agitação que me põe em movimento e me faz sentir VIVA! É o seu povo que me contagia, que me faz sentir querida, é o seu tamanho que me faz saber que o mundo é muito maior do que isso que a gente vive! Que há muito mais pra se descobrir e que não devemos nos acomodar com nada!

Agradeço por cada nascer do sol, cada sorriso, cada lua cheia, cada caminhada na praia, cada côco gelado, cada novo amigo que fiz, cada aula que tive, cada obstáculo que enfrentei - e passei - e cada sonho que formei e que ainda não se realizou.

Porque um ano se passou, mas eu sei que muitos ainda virão! Só espero que sejam tão bons quanto esse foi.

♥ Rio, eu gosto de você

Nenhum comentário:

Postar um comentário